Já que eu sabia que não saberia falar nada, deixei essa tarefa para o Marcelo e me dediquei a estudar o mapa da cidade, a localização dos pontos que queríamos visitar e o mapa do metrô. Tenho ótima noção espacial e isso me ajudou a criar a logística da viagem com grande facilidade.
Como todo bom viajante precisa de um guia, fomos correndo na livraria e compramos esse que tá aí em baixo.
Xiii, não gostei muito, os mapas são muito pobrinhos e a programação que ele sugere muito básica: torre eiffel, louvre, arco do triunfo... dããã.. não era esse o objetivo. Queríamos um guia que contasse a história do lugar e que sugerisse programas alternativos e menos populares.. embora é óbvio que iríamos nos "pops" também. Então o Marcelo comprou o guia da Folha de São Paulo (aí em baixo), e esse sim, tinha tudo que precisávamos. Ele é excelente, os mapas são bem claros, há sugestões de lugares alternativos e não foi por nada que carregamos ele pra cima e pra baixo em Paris.
Como todo bom historiador, o Marcelo comprou outro livro também que se chama Paris - Biografia de uma Cidade. É uma narrativa super divertida da cidade de Paris tal como ela foi vivida, experienciada e imaginada ao longo dos seus dois mil anos de história, desde os romanos até os dias de hoje. Olha, eu não li, mas valeu a pena ele ler pois durante a viagem foi narrando todas as histórias e me dando uma verdadeira aula.
Preparei um roteiro na cidade, sendo que cada dia possuia um local "pop" e locais menos conhecidos. Hoje olho para minhas anotações e vejo como fui inocente ao pensar que venceria todo meu cronograma. Coloquei lugares demais no mesmo dia e olha que eram na mesma região da cidade.. a logística funcionaria!! Achei mesmo que tava sobrando tempo e resolvemos então que passaríamos 1 dia em Londres, assim andaríamos no Eurostar (trem bala) e mataríamos a curiosidade sobre a cidade. Londres fica há 2 hs de Paris e o trem vai por um tunel sob o Canal da Mancha.
Estudei muito o mapa do metrô. Como sabia onde iríamos ficar, era só buscar o nome da estação de determinado lugar e cruzar as linhas.
O metrô de Paris possui 14 linhas de metrô com duplo sentido e linhas de RER que liga o centro da cidade com as áreas mais distantes, como o aeroporto Charles de Gaule e Orly, Palácio de Versailles, EuroDisney e etc. Aí tá o mapinha..
Nesse quesito eu tava craque... e funcionou..
Sem dúvida, a Gabi foi otima na localização do mapa.. o metro era muito funcional e muito legal..tirando algumas horas do Rush onde estávamos empacotados.....
ResponderExcluir